Três publicações editadas na Universidade de Brasília estão entre as mais bem avaliadas no Brasil e merecem destaque. Elas são classificadas como Qualis A1 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o que representa a maior graduação concedida a publicações acadêmicas. Neste ano, duas lançaram edições comemorativas.

A revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea é editada pelo Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea (GELBC), vinculado ao Departamento de Teoria Literária (TEL), do Instituto de Letras (IL). Psicologia: Teoria e Pesquisa é o nome da produção do Instituto de Psicologia (IP). A outra publicação bem cotada é a revista Sociedade e Estado, produzida pelo Departamento de Sociologia (SOL), do Instituto de Ciências Sociais (ICS).

A primeira, criada em 1999, apresenta temas relacionados à literatura contemporânea. A segunda, por sua vez, se volta, desde 1985, a trabalhos originais relacionados a Ciências do Comportamento e Neurociências, Psicologia do Desenvolvimento e Escolar, Psicologia Clínica e Cultura e Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações. A publicação do ICS existe desde 1986, dedicada às Ciências Sociais nas áreas de estudos teóricos, revisões críticas, resenhas, ensaios e dossiês temáticos. As publicações estão ligadas aos respectivos cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado) e têm apoio da Capes.

Regina Dalcastagnè edita a revista de estudos literários da UnB. Foto: Amália Gonçalves/Secom UnB

Leia também:

>> Revista do Instituto de Letras é referência mundial

GELBC – O Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea tem 20 anos e é responsável pela realização de inúmeros eventos no país e em universidades estrangeiras, com o objetivo de estabelecer pontes entre especialistas de diferentes nacionalidades. Suas pesquisas priorizam discussões sobre a relação entre literatura e sociedade, com foco na representação de grupos marginalizados e em disputas no campo literário brasileiro.

A revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, oferecida apenas no formato digital, é acessada por pesquisadores e amantes da literatura no Brasil e no exterior. A docente Regina Dalcastagnè é editora-chefe dessa publicação e participa do círculo de pesquisa literária da UnB desde sua criação. “O principal diferencial da revista é a constante preocupação com a qualidade dos textos e a profundidade das abordagens aos temas apresentados em cada edição”, esclarece a professora de Literatura.

PSICOLOGIA – A partir deste ano, a revista Psicologia: Teoria e Pesquisa aderiu à modalidade de publicação continuada, deixando para trás a periodicidade trimestral seguida há dez anos. "A intenção foi privilegiar a celeridade do processo editorial", explica a docente Isabela Machado, do Departamento de Psicologia Clínica da UnB, editora-chefe da revista. Professores vinculados a instituições nacionais e estrangeiras colaboram frequentemente com a publicação, que é exclusivamente virtual e oferece artigos em português, inglês e espanhol, produzidos por autores das cinco regiões do Brasil e também do exterior.

"A revista demonstra sua singularidade no cenário nacional a partir das avaliações realizadas pela Capes. Desde o início do atual modelo de avaliações, em 2010, figuramos como periódico A1", detalha Isabela. Entidades internacionais também conferem prestígio ao produto, como o Scimago Journal Rankings, que coloca a publicação entre os dez periódicos brasileiros mais bem classificados na área da Psicologia.

Há mais de 30 anos, a revista Sociedade e Estado, do Departamento de Sociologia da UnB, destaca-se em pioneirismo e inovação acadêmica. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

SOCIEDADE E ESTADO – A revista do Instituto de Ciências Sociais da UnB é distribuída a bibliotecas universitárias de diversos países. Para serem aceitos e publicados no periódico, os textos submetidos são avaliados por uma comissão editorial especializada, que emite pareceres sobre os artigos.

“Os assuntos abordados na revista buscam discutir e atualizar temas relevantes relacionados aos estudos de excelência nas áreas das Ciências Sociais, bem como o pioneirismo e a inovação das produções acadêmicas”, destaca a professora Lourdes Maria Bandeira, editora-chefe da Sociedade e Estado.

Leia também:

>> Conheça a publicação Qualis A1 do Departamento de Sociologia da UnB

COMEMORAÇÕES – Para celebrar os 20 anos de existência, a revista de literatura contemporânea lançou a 50ª tiragem, com o tema Lugares do literário. Na abertura, a professora e editora Regina Dalcastagnè destaca: “Neste volume, são apresentados textos que consideramos representativos das principais preocupações do grupo de pesquisa, para que se realize o diálogo com os demais estudiosos da literatura brasileira contemporânea, seja no âmbito nacional ou no internacional”.

A Sociedade e Estado também lançou número especial para celebrar seus 30 anos de circulação. No editorial, a professora Lourdes Bandeira ressalta que, durante as três décadas, “a revista registrou em suas páginas, o pensamento, a memória e a produção acadêmica no âmbito da sociologia brasileira”. A partir deste exemplar comemorativo, a publicação produzida pelo ICS passou a circular apenas na versão on-line.

QUALIFICAÇÃO – O termo Qualis constitui-se num sistema brasileiro de avaliação de periódicos mantido pela Capes. Ela relaciona e classifica os veículos utilizados para divulgação da produção intelectual dos programas de mestrado e doutorado, quanto ao âmbito da circulação (local, nacional ou internacional) e à qualidade dos artigos veiculados, relacionados às áreas de conteúdo avaliado. As duas revistas produzidas pela Universidade de Brasília estão classificadas na categoria A1, o que equivale ao grau máximo de qualificação atribuído às publicações.

Leia as revistas na íntegra:

>> Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea

>> Psicologia: Teoria e Pesquisa

>> Sociedade e Estado

*matéria editada em 7/12/2017 para acréscimo de informações

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.