Em reunião de 1°/04/86, os professores da Área de Literatura (Graduação) decidiram acolher a proposta da comissão encarregada de estudar a reestruturação do LEL (Departamento de Letras e Lingüística e a proposta foi ao Conselho Universitário.

A proposta de reestruturação foi assinada, em 16 de abril de 1986, pela Professora Stella Maris Bortoni-Ricardo, na época, chefe do Departamento de Letras e Lingüística e pelos professores:

• Aglaêda Facó Ventura
  • Arthur Gerard Meskell
  • Cassiano Nunes Botica
  • Danilo Pinto Lôbo
  • Diana Bernardes
  • Domingos Carvalho da Silva
  • João Ferreira
  • Lucia Vieira Sander
  • Luis Otavio Moraes de Souza Carmo
  • Luis Piva
  • Margarida de Aguiar Patriota
  • Maria de Jesus Evangelista
  • Maria José Braga Ribeiro
  • Maria Manuela V.M.M Alvarenga
  • Neide de Faria
  • Ronaldes de Melo e Souza
  • Sara Almarza
  • Stephen Lee Schwartz
  • Lycia da Costa Eppinghaus

No documento apresentado, a comissão resumiu os objetivos do Departamento de Teoria Literária e Literaturas:

"Quanto à concepção, à filosofia da Área, pode ser resumida na própria conceituação de literatura, nas suas funções, buscando-se, numa práxis epistemológica, a sua realização de ensino e de pesquisa. A sua vocação no contexto universitário, pois, é pôr-se a serviço de um humanismo moderno que leve o aluno (o cidadão) a sensibilizar-se pelas realidades que o cercam, gerando ao mesmo tempo uma produção cultural literária que o iguale a outros universos culturais”.

No dia 23 de maio de 1986, o então reitor Cristovam Buarque assinou a resolução que extinguiu o Departamento de Letras e Lingüística e aprovou a criação dos seguintes Departamentos vinculados à estrutura do Instituto de Expressão e Comunicação:

• Lingüística, Línguas Clássicas e Vernáculas
  • TEORIA LITERÁRIA E LITERATURAS
  • Línguas Estrangeiras e Tradução

Estava criado o Departamento de Teoria Literária e Literaturas, conhecido como TEL.

Atualmente, o TEL oferece, na graduação, disciplinas nos cursos de Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa, Literatura Inglesa e Norte-Americana, Literatura Espanhola e Hispano-Americana e Teoria Literária.

O Programa de Pós-Graduação em Literatura comemorou, em 2005, 30 anos de existência e, em 2007, teve início o curso de Especialização em Literatura Brasileira.

Dois periódicos são publicados semestralmente: CERRADOS - Revista do Programa de Pós-Graduação em Literatura - e Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Revista do Grupo de estudos em Literatura Brasileira Contemporânea.