141003 - Oficina Literária
Técnica de expressão literária. A composição em prosa. Estrutura do ensaio, da crônica, do conto, do romance e de outros tipos de composição em prosa. Recursos Lingüísticos e recursos estilísticos da expressão literária. Trabalhos práticos.
141011 - Literatura Portuguesa - Modernismo
Modernismo e Literatura contemporânea. Antecedentes e características. A geração de Orpheu. A obra de Fernando Pessoa. A geração da Presença. O Neo-Realismo e tendências estéticas posteriores.
141020 - Literatura Portuguesa - Realismo
Realismo. Questões e problemática da conceituação de realismo. Questão Coimbrã. A obra dos autores da geração de 70. Caracterização e valoração estética.
141038 - Literatura Portuguesa - Renascimento
Os primórdios da Lit. Portuguesa. A herança do Trovadorismo. A arte do Classicismo.Aspectos políticos e sociais do Renascimento português. Distinções formais e ideológicas do período. Os nexos culturais. A contribuição de Luís de Camões. O lirismo e a epopéia. Ressonâncias contemporâneas intertextuais da tradição clássica.
141062 - Literatura Portuguesa - Romantismo
As tendências Européias e o surgimento do movimento Romântico. Contexto Histórico. Antecedentes e etapas evolutivas. Estudo de uma ou mais obras representativas do romantismo português na poesia, na narrativa e/ou no teatro.
141089 - Introdução a Teoria da Literatura
Introdução aos estudos literários: Natureza e função da literatura. Gêneros literários. Técnicas da composição Literária: Estrutura do Poema, da narrativa e da pega dramática. Elementos da linguagem literária. Analise e critica do texto literário.
141097 - Critica Literária
Tendências Modernas da Critica Literária. Formalismo Russo. Escola de Praga. Estruturalismo; New Criticism, Hermenêutica Dialética. Estruturalismo Genético Critica temática e outras.
141127 - Literatura Brasileira - Romantismo
Romantismo: Visão estética e condicionamento histórico. Influencias estrangeiras. O significado da Figura do Índio. Renovação estilística. A Ficção Romântica e a formação do romance brasileiro. A poesia Romântica.
141135 - Literatura Brasileira - Realismo
Realismo, visão estética e condicionamento histórico. Renovação estilística. A ficção realista. A técnica impressionista. Situação da poesia no realismo Brasileiro.
141143 - Literatura Brasileira - Modernismo
Causas Originais do Modernismo Brasileiro. O pré-modernismo. A semana de arte moderna. A expansão do modernismo no Brasil. A fase inconoclasta. A fase construtiva. O legado do modernismo
141151 - Literatura Brasileira - Barroco e Arcadismo
Barroco e Arcadismo. Origens e evolução do estilo Barroco. Reação Racionalista. O Arcadismo. A Oratória e a Poesia do Barroco no Brasil. As academias. Os Árcades Brasileiros.
141178 - Literatura Brasileira Contemporânea
Tendências estéticas. Implicações com as artes e a teoria da informação. O romance, o conto e a crônica contemporânea. As Vanguardas poéticas.
141186 - Literatura Brasileira - Teatro
Arte dramática e catequese. O romantismo e a literatura dramática nacional. A comédia de costumes. Tendências renovadoras no século XX. O teatro contemporaneo. Leitura comentada de peças teatrais selecionadas.
141194 - Historiografia da Literatura Brasileira
Primórdios da Historiografia Literária no Brasil. O cônego Januário da Cunha Barbosa. As épocas romântica e parnasiana: Sílvio Romero, Fernandes Pinheiro, Mello Moraes Filho e José Veríssimo. Historiografia contemporânea: Pedro Calmon e Antônio Candido. A obra de Afrânio Coutinho. Historiografia regional.
141208 - Fundamentos de Historia Literária
Analise de obras de autores representativos dos principais estilos de época das grandes literaturas mundiais, característica básica dos diversos períodos literários.
141232 - Literatura Francesa - Romance
Le roman français depuis le XVIIIe siècle. Repères historiques et théoriques (les points forts des auteurs proposés). Lecture et analyse de textes. Le programme du cours comporte des dossiers qui représentent les éléments suivants: Rappels du contexte historique des époques/auteurs présentés. Influence du contexte historique sur la littérature de l'époque.
141241 - Literatura Francesa - Teatro
O teatro francês como texto e como representação. Estudo de obras que ilustrem diferentes concepções dramatúrgicas da Idade Média ao século XX.
141259 - Literatura Francesa - Poesia
La poésie française du Moyen Age au XIXe siècle. Repères historiques et théoriques. Lecture et analyse de textes. Le programme du cours comporte des dossiers qui représentent les éléments suivants: _Rappels du contexte historique des époques/auteurs présentés. _Influence du contexte historique sur la littérature de l'époque.
141267 - Literatura Francesa - Crítica
Literatura francesa e critica literária. Introdução às correntes criticas mais expressivas na França do século XIX à atualidade. Estudo de um ou mais textos, a partir de diferentes enfoques críticos.
141305 - Literatura Inglesa I - Século XX
A produção da Inglaterra no século XX. Estudo de obras dos principais autores.
141313 - Literatura inglesa II - Idade Média
A literatura inglesa Medieval. Estudo de obras da época anglo-saxônica, em tradução para o inglês moderno. Poesia Lírica, fragmentos épicos e Beowulf. A poesia do Médio-Ingles. Chaucer. O teatro Medieval.
141321 - Literatura Inglesa III Século XIX
O Romantismo. A teoria e a prática romântica. As origens do romance inglês moderno no século XVIII. O romance vitoriano.
141330 - Literatura Inglesa IV
Introdução a Shakespeare. Estudo de Obras trágicas, cômicas, peças históricas e “romances”.
141348 - Literatura Inglesa V
Shakespeare. Estudo pormenorizado de tragédias selecionadas.
141356 - Literatura Norte-Americana I
A produção literária dos Estados Unidos no século XIX. Estudo de obras importantes deste período.
141364 - Literatura Norte-Americana II
A produção Literária dos Estados Unidos no século XIX. Estudo de obras representativas desde período.
141372 - Literatura Norte-Americana III
O romance norte-americano do século XX. Literatura e analise de obras de um ou mais romancistas desse período.
141780 - Contextos Culturais da Literatura Francesa
Fatos culturais e movimentos intelectuais mais importantes da França e seus reflexos na literatura francesa da renascença aos nossos dias.
141879 - Tópicos Especiais em Literatura Brasileira
Estudo em profundidade de um autor, aspecto ou movimento literário brasileiro. Programa a ser formulado a cada semestre.
141895 - Teoria e Prática da Análise do Texto
Visão geral das diferenças escolas de analise textual. Estudos teórico e aplicado de um método e/ou aspecto de analise textual.
141968 - Laboratório de Literatura para o Ensino Fundamental e Médio.
Literatura: Conceito, Histórico, natureza, funções. Literatura Infanto-juvenil: Características. O espaço da literatura no currículo de 1°, 2° graus. Métodos e técnicas para o estudo da literatura no ensino fundamental e médio. O livro didático de literatura possibilidades e restrições. A leitura da literatura.